André Coelho
24.09.2007, 14h00min.
está muito quente agora. olho pela minha janela do apartamento e vejo um céu nublado. mamãe acaba de telefonar do jardim botânico, dizendo que a temperatura está caindo, e que parece que a chuva vai desabar a qualquer momento por lá. a previsão é de queda de temperatura, 10 a 15 graus. agora deve estar uns 35°C.
setembro no sul e sudeste do Brasil é tempo de vida nova, simplesmente porque é quando voltam as chuvas, que foram embora desde junho. neste momento, tudo ainda está muito seco e quente, muita poeira, plantas mortas, grama marrom.
há uma canção do grupo brasiliense Céu na boca que compara as chuvas de setembro a Jesus, Água da Vida, que seca a fome, acaba com as cinzas da vida e não se acaba, não se acaba.
nem quero comentar o quanto meu setembro do ano passado foi diferente. 2006 foi todo diferente, foi um ano de atravessar deserto, colocar o rosto no pó, chorar e esperar o tempo de Deus.
e parece que o tempo de Deus chega, junto com a chuva deste setembro, molhando, banhando, trazendo vida verde e sol gostoso de suar.
lá fora, no céu do Estácio, nuvens cada vez mais grossas. o vento, que ainda agora batia portas e levava cortinas, agora parou. na rua, um silêncio e poucas pessoas fora de casa – carioca tem cuíra com chuva; não gosta, fica deprê.
mas eu sou do norte, sou índio, e gosto do cheiro que a chuva traz. minhas narinas já sentem de longe o cheiro que conheço muito bem, e não preciso nem olhar de novo pela janela pra saber que ela não tarda.
não preciso nem olhar de novo pela janela da minha vida
pra saber o quanto a chuva está próxima;
é água de beber e de banhar, de encharcar.
água fria de igarapé com chuva,
cercado de árvores vivas.
água viva.
--
25.09.2007, 2h00min.
choveu.
agora faz 19°C.
e chove, e chove,
chove sem parar...
os montes, ah! os montes... / contam histórias tão distantes / de açaizeiros, igarapés, / dos tempos de antes, / lembranças, sussurros e saudades / aos montes. (Minas Gerais, rodovia Rio-Brasília, 20 de dezembro de 2005)
vida
espiritualidade
pensamentos
impressões
cristandade
Brasil
Rio
Belém
poesia
música
Incas
dor
jovem
mundo
cultura
amor
saudade
viagens
arte
in memorian
Ceumar
justiça
morte
natureza
Minas
Sampa
literatura
ministério
Macapá
Missão
Natal
Sarau da Comuna
cinema
criança
família
teologia
tragédia
vídeo
terça-feira, 25 de setembro de 2007
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens mais populares
-
O bombom de bacuri havia acabado. Como o dia estava quente, sobretudo depois de uma boa cuia de tacacá, pedi sorvete de muruci. Pena que nes...
-
Arte, cultura e espiritualidade. Um encontro de artistas cristãos mais preocupados com o Reino de Deus do que com o mercado “gospel”. Um esp...
-
Surfando na pororoca da divisão do Pará, os caboclos ribeirinhos pegaram corda por lá e avivaram sonho antigo que agora em versos lhes...
-
André Coelho Sim, confesso saudades do Rio e das praias sem fim de Tom Jobim. Mas tenho cravados cá em mim outros céus, cheios de nuvens, ch...
-
Entre todos os povos e culturas da América pré-colombiana, a região Andina, área de ocupação do Império Incaico, se destacou pelo alto níve...