domingo, 7 de novembro de 2010

A todos os sotaques: teologia e ministério cristão no Brasil


Penso que um ministério cristão no Brasil que não alcance as feridas sociais do brasileiro – para tratá-las, aliviá-las e, quiçá, curá-las por meio da ação da igreja e do Espírito Santo – não será um ministério completo.

Será que a igreja e seus ministros devem trabalhar para alcançar resultados, como numa relação de causa e efeito? Certamente que sim. Trabalhar de forma ordenada é necessário e útil ao trabalho da igreja. Porém é necessária muita cautela, pois alcançar resultados mensuráveis nunca deve ser tornar, para a igreja, um fim em si mesmo.

A finalidade da igreja deve ser, como diz o lema da Missão Integral, levar o evangelho todo ao homem todo, no mundo todo. O evangelho todo não se resume na mensagem salvífica da morte de Jesus, porém contém necessariamente essa mensagem. Alcançar o homem todo não indica apenas todos os homens, mas também alcançar o homem em sua totalidade, tangendo cada recôndito da alma desse homem, desde seu mais íntimo pensamento até a cultura em que está inserido.

A necessidade de afinar o ministério cristão com o trabalho social da igreja emerge da carência de identidade na consciência histórica e cultural do homem de hoje. Um povo sem memória é um povo sem identidade, sem consciência de sua cultura, de seu papel social e de seu poder de mobilização.

Entretanto, quando o homem reconhece seu papel social e decide construir a partir de hoje a memória de amanhã (que será a identidade de seus filhos), então ele está construindo um caminho de esperança e de salvação para si próprio e para sua cultura.

Nesse sentido, a igreja brasileira tem o papel fundamental de restabelecer no coração de cada patrício sua identidade e a esperança da salvação, seja pela transformação do mundo em que vive, seja pela restauração de sua própria alma, mediante o poder do Espírito Santo – ou seja, não apenas para tirar o homem da pobreza e opressão em que vive, mas para ao lado disso alcançá-lo com o Evangelho de Jesus, motivo primeiro de nossa missão.

2 comentários:

Lília Marianno disse...

Oi Dé, os blogs ficaram muito bonitos. Demorou né? Esses menininhos são do Sítio, daquele dia? Beijim.

Ribeirinho disse...

Os próprios!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares