quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Os últimos incas: os imperadores e as guerras de expansão



Na ambição de mais poder e riquezas, o que é natural ao ser humano, foram iniciadas, no governo do sétimo Inca, Yahuar Huaccac, as guerras de expansão do império. O primeiro povo a ser conquistado foram os collas ou aimaras, que viviam em torno do lago Titicaca.

O sucessor de Yahuar Huaccac, Huiracocha, conquistou os araucanos e changos do litoral chileno com um exército de 20 mil homens.

Além de manter a expansão do império, o Inca seguinte, Pachacutec tornou-se notável por ter construído o grande templo de Cuzco e a Casa das Virgens do Sol e por ter instituído o recenseamento populacional periódico e o pagamento de impostos pelo cultivo das terras dos incas.

Tupac Yupanqui, o décimo Imperador Inca, filho de Pachacutec, realizou novas conquistas, tendo chegado ao rio Maula, na região do Chile.

Depois dele, Huayna Capac foi o último grande Inca. Durante seu governo, o império alcançou sua extensão máxima: incluía toda a região do atual Peru, desde os Andes orientais ao Pacífico, incluindo as regiões montanhosas do Equador até Quito, parte do planalto boliviano e da costa chilena, ao norte do rio Maula (durante algum tempo, chegou a incluir a parte andina do nordeste argentino).

Entretanto, apesar de a ocupação de Quito ter sido o maior feito de Huayna Capac, ele não imaginava que mal essa conquista viria a fazer ao Império.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares